É câncer de próstata ou outro problema?

cancer-de-prostata

Saiba como diferenciar e sair mais aliviado do consultório

Pouca gente sabe que existem problemas que acometem o sistema reprodutor masculino e que não tem nenhuma relação com o câncer de próstata. Em novembro, a importância dos cuidados com a saúde do homem ganha destaque por conta da campanha Novembro Azul. Mas vale lembrar que esse cuidado tem que ter o ano inteiro, tá? Conversei com o urologista e especialistas em fertilidade e reprodução masculina, Guilherme Leme, que me explicou mais sobre esse assunto.

A maior recomendação dada pela comunidade médica é sempre procurar um médico ao perceber qualquer anormalidade. “Em muitos casos, a preocupação é minimizada após um exame de sangue simples chamado PSA (antígeno prostático específico)”, acalma Leme, ressaltando a importância do acompanhamento médico a partir dos 40 anos.

Seu marido ou algum parente notou uma diminuição da força do jato urinário e a dificuldade para urinar? Fiquem calmos. O urologista explica que pode ser um sintoma de obstrução urinária, causada pelo aumento benigno da próstata, estreitamento no canal urinário (estenose de uretra) ou pedras na bexiga”, explica. Há ainda outras causas, mas essas são as mais comuns em homens adultos e idosos.

Será que sentir dores ao urinar também é um sinal de câncer de próstata? O mais provável é que se trate de um sintoma de uretrite (inflamação ou infecção da uretra, o canal que transporta a urina da bexiga para fora do corpo). “De qualquer forma, a indicação é procurar um médico e ficar atento a alguns sinais de maior gravidade da inflamação, como sangue na urina ou sêmen, ardência e dor ao urinar (disúria), durante a relação sexual ou mesmo na ejaculação”, pondera Leme.

Urinar várias vezes durante à noite, em pequenas quantidades, é de tirar o sono. Aqui, tudo indica para uma prostatite, ou até mesmo, de uma hiperplasia prostática benigna (a famosa próstata “aumentada”, típica nos homens com mais de 50 anos). “Estes dois são, sim, sintomas de problemas prostáticos, mas não significam e nem se relacionam com câncer de próstata”, diz.

E você já ouviu ou leu por aí na internet que dores na região lombar são sintomas do câncer de próstata? O urologista rebate e afirma não haver indícios que comprovem que a dor seja um fator de alerta para a doença. Nesses casos o sintoma pode ser uma consequência de cálculos renais ou problemas relacionados à coluna vertebral, por exemplo.

“É muito importante que todos os homens procurem um médico ao menor sinal de alteração. Principalmente porque o câncer de próstata é uma doença silenciosa e na grande maioria dos casos não dá sinais. O acompanhamento com um profissional aumentará as chances de tratamento e cura caso exista algum indício deste tipo de doença”, finaliza.

câncer de próstata

img_9979 cancer de prostata

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>