Coitadinho dos meus pés!

Coitadinho dos meus pés

pés de mulheresSalto, botas e sapatos fechados para proteger do frio, sandálias de tiras para os eventos… a judiação dos pés acontece de diversas formas. O que fazer para mantê-los hidratados e bonitos?

Não vou mentir, dei muita risada quando li uma matéria no R7 falando de mulheres belíssimas, mas consideradas donas de pés feios. Eu, ao contrário, amo meus pés e acho eles lindos!

Depois de ler a matéria, aliás deixarei aqui o link para vocês, me peguei pensando no que faço para manter meus pés bonitos, saudáveis e hidratados.

Vão aqui algumas dicas para você cuidar dos seus pés e se sentir mais relaxada e bonita por inteiro.

Não esqueça deles na hora do banho. É comum tomarmos banho com especial atenção aos cabelos, ao rosto e com o corpo, usando sabonetes específicos para cada área, óleos, hidratantes e esfoliantes, mas os pés sempre ficam por último e acabamos usando os produtos do corpo, também neles.

Pegue um dia da semana para cuidar deles. Um sábado ou domingo que costumam ser dias mais tranquilos, por exemplo.

Se não rola durante o dia, kits com esfolianteshidratantes e emolientes para noite são fáceis de encontrar nas redes de perfumaria. Se você prefere algo mais focado, o ideal é se consultar um dermatologista ou podólogo para buscar algo específico para você. Uma dica legal são os produtos ecológicos, sem base mineral. Uma dica de marca é a Ecco’s Cosméticos Ecológicos que, por serem produtos ecológicos e livres de substâncias como parabenos e liberadores de formol, trazem benefícios logo nas primeiras aplicações. Estes produtos podem ser encontrados e adquiridos pelo site da empresa.

Mas caso você prefira fazer algo com o que já tem aí, use o esfoliante corporal para esfoliar os pés, pelo menos uma vez por semana. Se for usar a lixa, cuidado! Faça isso uma vez a cada 15 dias. Lixar demais causa rachaduras.

Seque bem os pés, inclusive entre os dedos. Isso vai evitar a possível proliferação de fungos que podem causar problemas na pele e unhas.

pésAdriInterna2Pedicura em dia também é item importante para ter pés bonitos, saudáveis e dignos de serem colocados à mostra. Unhas bem feitas dá uma sensação de beleza e higiene, mas se possível, fique alguns dias sem esmalte nas unhas para evitar o amarelamento ou manchas.

No fim de semana, invista uns minutos em uma massagem nos pés. Use óleo corporal, caso não tenha algo para os pés. Massageie o calcanhar e depois dê palmadinhas, nos dedos dê puxadinhas ou imite o rosquear de uma tampa. Tapinhas nos pés são ótimos para melhorar a circulação.

Neste frio, aproveite para hidratar seus pés com produtos super emolientes com ureia e glicerina, ou os de uso noturno que precisam de meia quentinha para ativa-lo. Se não tiver, um bom hidratante corporal, com a meia durante a noite, já faz um bom efeito.

Se você já possui algumas calosidades, não fique triste. Tem tratamento caseiro que é eficaz.

As calosidades costumam ser um problema recorrente, já que são proteções que a pele cria quando há constante atrito ou pressão na pele.

Existem dois tipos de calos: duros ou moles. Os calos duros são os já mencionados, que surgem nas laterais, onde há atrito com o sapato, ou na sola e calcanhar, já os moles, são chamados assim devido a seu aspecto “borrachento” e úmido e estes, localizam-se entre os dedos, onde um dedo (osso) pressiona o dedo ao lado.

Vão aqui algumas dicas para cuidar destes doloridos companheiros:

  1. Use calçados confortáveis, investigue se há algum de seus sapatos que pode estar causando atrito e deixe de usá-lo;
  2. Se estiver com dor no calo, prepare um escalda pés com água morna, sais ou sal grosso e uma gota de óleo essencial de sua preferência, mergulhe os pés por quinze ou vinte minutos, seque e aplique um creme hidratante. Enrole seus pés em filme plástico e deixe uma hora ou mais, enquanto você assiste a um filme, por exemplo. Depois, retire o plástico e massageie o calo, suavemente, com uma pedra-pomes, de um lado a outro.;
  3. Se a dor for muito intensa e o calo duro estiver inchado, uma pedra de gelo pode trazer alívio imediato;
  4. Proteja o calo. Existem diversas proteções à venda e estas funcionam mesmo, são mais altas e evitam o atrito com o sapato. Nas opções de tecido e gel, você pode encontra-las em lojas de sapatas, perfumarias, drogarias e lojas especializadas em pós cirúrgicos;
  5. Não corte os calos, nunca!!! É uma ideia perigosa que, além de doer, ainda pode ocasionar  infecção;
  6. Coloque um chumaço pequeno de algodão entre os dedos para separá-los e evitar o atrito no calo;
  7. Polvilhe talco específico para pés, amido de milho ou talco de bebês entre os dedos, isso vai proteger o calo mole;
  8. Prepare um creme hidratante: Amasse 5 ou 6 comprimidos de acido acetilsalicílico (AAS) e uma colher de sopa de limão, misture até formar uma pasta e aplique. Enrole os pés num plástico, aqueça uma toalha e enrole esse plástico. Deixe dez minutos, retire a toalha e o plástico e massageie delicadamente com pedra-pomes.
  9. Se você está se preparando para fazer uma caminhada mais longa ou até uma corrida, antes, proteja seus pés com vaselina que reduzirá o atrito.
  10. Super hidratação nos calos: Misture 100g de glicerina pastosa e 20 gotas de limão e aplique antes de dormir, sem enxaguar. Ajuda a amaciar os calos e evita rachaduras no pés.

Caso queiram ler a matéria que me inspirou, vai o link:

http://meuestilo.r7.com/beleza/fotos/luciana-gimenez-kate-moss-e-victoria-beckham-elas-sao-lindas-mas-tem-os-pes-feios-16072017#!/foto/1

 

Beijos

Adriana Amaral.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>