Com que bota eu vou?

que bota usar

Guardou a Ankle Boot e Over Knee dos invernos passados? Pois tire estes itens da caixa e vamos desfilá-las. Sim, o inverno 2017 pede botas: ankle, over, cano médio, bike, galochas… seja qual for o seu estilo: use e abuse.

Mas se você se apaixonou por esta tendência apenas agora e está com dúvidas de qual modelo adquirtir, vão aqui algumas dicas para te ajudar a fazer uma boa escolha.

Para adquirir uma bota, respeite seu estilo e verifique em que ambiente vai usá-la, por exemplo, é possível encontrar uma bota de cano alto, cano curto, salto fino baixo ou alto, bico fino ou arredondado. Todos os modelos são lindos, mas saiba que elas não são para todas as ocasiões. Por exemplo, não cai bem usar botas em um casamento, em uma formatura ou outro evento social do tipo formal.

Levar em consideração seu biótipo também ajuda na escolha. Claro que todas as mulheres podem usar botas, sem qualquer exceção. Baixinhas, altas, gordinhas, magras, qualquer uma pode usar este calçado que transita do country ao fashion muito bem. O que vai mudar é como usar a peça, seguindo regras e dicas que as fashionistas nos dão.

As baixinhas costumam ter mais medo de usar botas, isso porque a peça encurta um pouco as pernas e, quando mal usadas, pode sim detonar o visual. Por exemplo, as botas de cano alto, mesmo com salto, encurtam a silhueta. Baixinhas, cuidado com este modelo! Contudo, quando usadas corretamente pode fazer toda a diferença.

Ao contrário do que muitas baixinhas pensam, não é toda bota que vai te deixar menor ou com o visual sem graça. O modelo mais arriscado para uma mulher de estatura baixa são aqueles próximo ao joelho, que vão cortar visualmente mais de vinte centímetros de sua altura. Mas se você tiver pernas mais finas, ainda pode usar sem drama e dê preferência para usá-las com um vestido, short ou saia que deixe boa parte de suas coxas a mostra. O jeans skinny também pode ser um aliado das baixinhas, porque alonga e emagrece. Já se tiver pernas mais grossas, ou se for mais cheinha, prefira as botas de canos mais curtos. Vai ficar bacana para usar em eventos mais soltos e vai disfarçar um pouco na altura. Se for usar essa dica, prefira calças e botas escuras, as botas marrons ficam bem mais em evidência.

Uma outra dica legal para quem tem estatura mais baixa é: fuja de vestidos e saias com bota cano médio. Você vai acabar parecendo mais baixa do que de fato é. Contudo, com calças é uma ótima pedida. Pode ainda combinar com calças como a skinny ou a capri, em que sua calça acaba e começa a bota em um ótimo truque de continuidade.

Uma combinação simples, mas fácil de alongar ainda mais as pernas, é combinando sua bota com uma meia calça que, se escolhida da forma correta, vai permitir você, de estatura menor, até usar vestidos e saias com bota que, usada com uma meia calça no mesmo tom da bota, vai lhe garantir um pouco de altura.

As mulheres mais altas, principalmente acima de 1,70 cm, podem usar e abusar de botas de todos os tipos: cano alto, longo, ankle… basta respeitar o seu estilo próprio, ambiente, ocasião e combinação de cores. As botas altas alongam as pernas, deixam o corpo mais esguio e são bacanas para dar um visual mais descolado. São ótimas para quem quer encurtar as pernas também, principalmente quem segue o estilo de corpo da modelo Ana Hickmann com mais de 1 metro de comprimento de perna.
Agora, vamos conhecer os modelos de botas mais encontrados no mercado:

Botas de Cano Longo

 

bota de cano longo

As botas de cano longo são sensuais e podem fazer uma combinação perfeita para quem gosta de colocar um casaco, mesmo que seja por cima do vestido ou de uma saia com blusa. Caso deseje, pode colocar uma calça skinny. Esse modelo de calçado também permite uma visão mais magra, como também deixa o corpo mais quente e assim proteger do frio.

Botas de Cano Médio

botas de cano medio

A botas de cano médio já são muito mais fáceis de combinar com outros estilos, por isso todas as mulheres podem adquirir uma bota deste modelo. E ainda poderá fazer muitas combinações, basta escolher o gosto de uso que proporcione conforto e bem estar ao andar.

Botas Curtas (ankle boots)

bota de cano curto

A mais curtinha de todas recebeu esse nome justamente por parar na altura do tornozelo (ankle, em inglês). Sucesso há alguns anos, a botinha normalmente é aberta na parte de cima, para facilitar o uso, e acompanha um salto bem alto e fino. No entanto, dá para encontrar versões mais confortáveis e baixinhas por aí. Fica ótimo em qualquer situação, inclusive no trabalho.

E para adquirir uma e fazer a combinação perfeita, use esse modelo com roupas básicas como uma calça social ou calça jeans, mas também fica um estilo bem moderninho usar um com uma saia e meia calça para esquentar do frio.

Uma calça curta também combina, mas é recomendável usar com o cano baixo e bico fino neste tipo de modelo. E como um dia está mais frio, no outro mais quente, as botas com material de couro ou camurça são as mais pedidas nesta última tendência.

Open Boots

Open Boots

Lembra muito a ankle, mas tem um detalhe crucial: é aberta na frente. A proposta é justamente deixar alguns dedos do pé a mostra. A open pode ou não ter salto, mas normalmente é todinha fechada na parte de cima. Aposte nesta versão com saias jeans, jaqueta de couro ou camisas.

Biker

Biker

Também tem cano curto, mas um pouco mais alto do que a ankle. A diferença é que é inspirada nas botas usadas pelos motoqueiros, com direito a tachas, fivelas e outros detalhes metálicos, numa pegada bem rocker mesmo. É perfeita para usar por cima de calças skinny ou leggings e combinar com jaquetas de couro. Só não rola com looks delicados, porque é pesada, mas se você tem um estilo todo seu: vai fundo! Ouse, misture!

Coturno

image006

Por muitos anos, ficou marcada como o calçado preferido dos punks e metaleiros mas, aos poucos, passou a entrar para a moda até cair no gosto de vez. O cano é mais alto e pode parar cerca de cinco dedos abaixo dos joelhos, com direito a cadarços e solado bem grosso. Quem quiser algo mais discreto, pode encontrar umas versões mais delicadas com cano curto e abas dobráveis. É ótimo e superconfortável para encarar o frio no dia a dia.

Hiking Boots

Hiking Boots

O nome pode parecer estranho, mas você certamente já viu vários modelos desse tipo. Mistura de tênis com salto dos anos 90 com botas de montanhismo. Podem ter cano curto ou médio com solado grosso e plataforma apenas na parte da frente, se tiver salto. Para ser caracterizada como hiking boots, ela tem que ter cadarços e a dica é usá-los fechados ou, em looks mais despojados, abertos e folgadinhos. Como usar? Fica ótimo com leggings e parkas mas tem uma moçada que arrisca com shorts jeans e tricot. Eu acho super legal!

Country

Country

Por mais urbana que a gente seja, sempre rola uma influência do campo em algum momento: seja na festa junina dos filhos, num passeio no interior, visitinha a fazenda.

Para esses dias: botas country, que chegaram tímidas no finzinho da década passada e agora são vistas nos looks das estilosas de plantão, deixando a gente morrendo de inveja. Este modelo tem o bico mais fino, as abas arredondadas e os detalhes bordados, com franjas e tachas.

Country

Montaria

Montaria

As botas de montaria caíram no gosto popular em 2012 e não param de ganhar adeptas. Como o próprio nome indica, esse modelo foi inspirado no calçado usado pelos praticantes de hipismo. O cano é bem alto e pode chegar até um pouco abaixo do joelho, são mais justas na região das pernas e salto bem baixo. Muitas apresentam alguns detalhes com fivelas ou costura metalassê (aqueles quadradinhos com costura). É a mais confortável de todas e combina com quase tudo em termos de roupa e estilo.

Galochas

Galochas

As galochas nada mais são do que botas de borracha feitas para proteger da chuva ou da neve sem deixar os pés frios e molhados. Não temos neve aqui no Brasil, mas muita gente incorporou o modelo aos looks urbanos e o resultado fica ótimo. A maioria vem com estampas fofinhas e alegres, mas também dá para encontrar versões neutras e fashionistas com estampa de onça, por exemplo.

Partiu enfrentar o frio deste inverno com muito estilo!

Adriana Amaral.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>