Como transformar sua casa em um divertido acampamento

ferias

Férias escolares. Julho é sinônimo de pausa no ano letivo para as crianças e adolescentes. Um pequeno descanso após um semestre de muito estudo. O problema é que nem sempre os pais podem curtir essas férias junto aos filhos. Além disso, a crise econômica pela qual o país passa nos inspira a aproveitar esses momentos de uma maneira mais simples – e nem por isso, menos divertida. Para aproveitar esse mês, preparamos um especial férias para inspirer os papais e mamães durante os próximos dias.

Hoje a dica é aproveitar o espaço das nossas casas para atividades para os pequenos. Duas atividades muito bacanas que podem ser feitas tanto em casas como em apartamentos são pequeniques e acampamentos. Vamos a elas:

 

Pequeniques

Afaste um pouco os móveis e coloque uma toalha no chão. Quanto mais colorida a toalha, melhor. Se você for tradicional, pode optar pela toalha de xadrez branca e vermelha. O ideal da brincadeira é envolver as crianças em todo o processo, desde a escolha da toalha até o cuidado com o cardápio. Os pequenos podem ajudar no preparo dos pratos, como bolos, frutas da época, sucos. Envolvidos em todas as etapas do pequenique, eles se ocupam e aprendem, uma ótima forma de passar o tempo ao lado deles. Lembre-se de escolher alguns livros e músicas para acompanhar a comilança. Desligue os aparelhos eletrônicos – como TVs, tablets e celulares. O ideal é desligar-se do cotidiano e transformar o interior da casa em algo inédito e divertido.

 

Acampamentos

Quem disse que é preciso sair de casa para fazer algo bacana? Se você tem um sofá e lençóis, pronto; metade do acampamento está pronto. Se quiserem algo mais sofisticado, podem armar pequenas barracas dentro dos quartos ou nas varandas de casas e apartamentos. Além do local de dormir, é preciso pensar nos mantimentos. Incentivem seus filhos a prepararem suas mochilas com roupas próprias para o frio e também peça para eles pensarem em alimentos práticos e gostosos, que não precisem de fogo ou fogão para o seu prepare. Lembre-se que a intenção é fazer com que eles esqueçam que estão em casa.

Assim, como no pequenique, esqueça a televisão e os demais aparelhos eletrônicos. Baixe sons da natureza, desligue as luzes, separe uma lanterna para cada criança. Conte histórias e incentive os pequenos a fazer o mesmo.

Ambas as ideias são simples, econômicas e envolvem toda a família. E você? Qual é a sua dica para essas férias?

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>