É hora de voltar às aulas – o que fazer para ajudar a criançada a retomar a rotina escolar?

É hora de voltar às aulas

É hora de voltar às aulasA resistência do retorno das férias é um comportamento normal, afinal, na avaliação da criança, dificilmente existirá melhor lugar para se estar do que em casa, na companhia dos pais e de seus brinquedos e atividades de lazer.

Eu li uma matéria onde uma psicóloga falava: “em casa a criança é mais única do que na escola, onde tem de dividir espaço e atenção com as outras crianças e normalmente precisa se submeter a regras e estruturas mais rígidas”. Bem, unindo essa afirmação com a questão de ter que voltar a acordar cedo, fazer lições e não ter mais o tempo totalmente livre para as brincadeiras, é que pensei em escrever para vocês algumas dicas, que eu sigo, para ajudar os pequenos no retorno à escola e a nós mesmos afinal, que coração de mãe e pai aguenta aquele chorinho pedindo pra ficar na cama mais tempo?

Vamos lá:

É hora de voltar às aulas01 – Prepare a criança para esse retorno, falando da escola de forma positiva e criando boas expectativas em relação ao ambiente educativo, ao reencontro com os amigos de classe e à professora. Palavras carinhosas devem ser usadas para fortalecer a ideia de que a escola é um espaço prazeroso de aprendizagem e de socialização.

02 – Mantenha a postura decidida e segura para falar com os pequenos. Essa é a forma mais simples de se evitar manhas e choros na hora de ir para a escola afinal, as crianças percebem facilmente quando nós, pais – principalmente as mães – têm algum receio na hora de levar os filhos à escola e se aproveitam disso.

03 – Participe da vida escolar do seu filho (a) ficando por dentro do calendário de atividades da escola. Isso ajuda a criança a perceber que, mesmo sem estar na escola com ela, os pais fazem parte. Manter relações amigáveis com outros pais e incentivar o contato da criança com os colegas de sala também é importante.

04 – A rotina da família deve ser algo natural e benéfico. Isso vale tanto para a ida diária da criança à escola quanto o expediente de trabalho dos pais e horários da casa. Ao perceber que todos na família possuem uma rotina e a encaram de forma positiva, a criança pode aceitar mais facilmente a dela.

05 – Envolva a criança nos preparativos que antecedem a ida à escola. A criança pode ajudar a preparar o próprio lanche, arrumar os materiais, separar brinquedos etc. Isso ajuda na motivação.

É hora de voltar às aulas06 – Não amoleça! Principalmente no início da vida escolar é tentador ceder ao choro do filho que não quer ir para a escola. ATENÇÃO papais e mamães: resistam!

07 – Use o reencontro com os amigos de classe como estímulo! O reencontro, falar sobre o que cada um fez durante as férias pode impulsionar os pequenos a desejarem voltar para a escola.

08 – Será que a vontade de ficar em casa tem outros motivos? Às vezes as crianças não querem voltar para a escola por causa de brigas ou desentendimentos com colegas ou mesmo com professores. Estimular a criança a contar como foi seu dia na escola e manter uma postura de abertura com ela torna mais fácil aos pais identificarem problemas desse tipo.

Boa sorte para nós afinal, eu tenho duas pequenas voltando às aulas também!

 

Adri Amaral

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>