É possível ter uma alimentação saudável e gostosa ao mesmo tempo

alimentação saudável

Na semana passada tive o prazer de ser presenteada pela Yanti Produtos Orgânicos com uma cesta de produtos certificados e provenientes da agricultura familiar.

Acabei me interessando em pesquisar um pouco mais sobre o tema, e me encantei.

alimentação saudavelVocês sabiam que a agricultura familiar, no cenário nacional, responde por 38% do valor bruto da produção agropecuária e é responsável por mais de 70% dos alimentos que chegam à nossa mesa?
Sim. Os números são altos, mas são estes.

Bem, agricultura familiar é o cultivo da terra realizado por pequenos proprietários rurais, cuja mão de obra, essencialmente, é o núcleo familiar, diferente do que se vê em grandes polos com a agricultura patronal que contrata seus trabalhadores, seja pela CLT ou temporários.

O interessante é que o agricultor familiar tem uma relação particular com a terra, afinal, é o seu local de trabalho e moradia, sem falar é claro, na qualidade dos alimentos que produzem.

O alimento orgânico é, essencialmente, livre de agrotóxicos sintéticos, transgênicos ou fertilizantes químicos e usam técnicas no processo de produção respeitando o meio ambiente e visando manter a qualidade do alimento.

Na hora que eu ouvi ”alimento orgânico”, já veio em minha cabeça: saudável porém, sem gosto. Estava totalmente enganada: sucos, geleias, queijo, extrato de tomate e uma novidade que amei: melaço de maçã que substitui, de forma mais saudável, os açucares e adoçantes.

alimentação saudavelalimentação saudavelAqui em São Paulo temos várias feiras de alimentos orgânicos, in natura e processados, e bons supermercados já vendem produtos certificados, inclusive. Mas o valor não é tão acessível. Conversando com minha amiga Alessandra Loiola, sócia da Yanti Produtos Orgânicos, perguntei a este respeito, a explicação convence: produtos que são cultivados e produzidos de forma artesanal e em pequena escala, acabam tendo um custo maior de produção frente as grandes industrias de sucos e enlatados, que ganham no volume.

Bem, para quem se interessou pelo assunto, vale uma pesquisa na internet. Se você está em São Paulo, pode ir à feira de orgânicos no Parque da Agua Branca, aos finais de semana.

A Yanti, que me presenteou, (http://www.yanti.com.br/) vende seus produtos pelo site e, em breve, estará em uma grande franquia de supermercados pelo Brasil.

Espero que gostem dessa matéria e se interessem por começar a ter alguns hábitos mais saudáveis. Nosso planeta, inclusive, agradece.

 

Adriana Amaral.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>