Na semana passada tive o prazer de ser presenteada pela Yanti Produtos Orgânicos com uma cesta de produtos certificados e provenientes da agricultura familiar.
Acabei me interessando em pesquisar um pouco mais sobre o tema, e me encantei.
Vocês sabiam que a agricultura familiar, no cenário nacional, responde por 38% do valor bruto da produção agropecuária e é responsável por mais de 70% dos alimentos que chegam à nossa mesa?
Sim. Os números são altos, mas são estes.
Bem, agricultura familiar é o cultivo da terra realizado por pequenos proprietários rurais, cuja mão de obra, essencialmente, é o núcleo familiar, diferente do que se vê em grandes polos com a agricultura patronal que contrata seus trabalhadores, seja pela CLT ou temporários.
O interessante é que o agricultor familiar tem uma relação particular com a terra, afinal, é o seu local de trabalho e moradia, sem falar é claro, na qualidade dos alimentos que produzem.
O alimento orgânico é, essencialmente, livre de agrotóxicos sintéticos, transgênicos ou fertilizantes químicos e usam técnicas no processo de produção respeitando o meio ambiente e visando manter a qualidade do alimento.
Na hora que eu ouvi ”alimento orgânico”, já veio em minha cabeça: saudável porém, sem gosto. Estava totalmente enganada: sucos, geleias, queijo, extrato de tomate e uma novidade que amei: melaço de maçã que substitui, de forma mais saudável, os açucares e adoçantes.
Aqui em São Paulo temos várias feiras de alimentos orgânicos, in natura e processados, e bons supermercados já vendem produtos certificados, inclusive. Mas o valor não é tão acessível. Conversando com minha amiga Alessandra Loiola, sócia da Yanti Produtos Orgânicos, perguntei a este respeito, a explicação convence: produtos que são cultivados e produzidos de forma artesanal e em pequena escala, acabam tendo um custo maior de produção frente as grandes industrias de sucos e enlatados, que ganham no volume.
Bem, para quem se interessou pelo assunto, vale uma pesquisa na internet. Se você está em São Paulo, pode ir à feira de orgânicos no Parque da Agua Branca, aos finais de semana.
A Yanti, que me presenteou, (http://www.yanti.com.br/) vende seus produtos pelo site e, em breve, estará em uma grande franquia de supermercados pelo Brasil.
Espero que gostem dessa matéria e se interessem por começar a ter alguns hábitos mais saudáveis. Nosso planeta, inclusive, agradece.
Adriana Amaral.