Guia de Bolso: como planejar seu casamento

Dia do Casamento

Se um dia tiver que escolher entre o mundo e o amor lembre-se: se escolher o mundo ficará sem o amor, mas se escolher o amor com ele você conquistará o mundo. Quem nunca ouviu essa é uma famosa frase de Albert Einstein? Pois bem, hoje é dia de dar dicas para vocês planejarem seu casamento. E segura porque o tema é extenso, complexo e com muitos detalhes.

A data do casamento é tão importante quanto a do primeiro beijo (concordam?). Mas na hora de decidir diversos fatores influenciam para que a festa e a cerimônia saiam como sonharam os noivos. Flores da estação, época de chuvas ou de calor, facilidade para fechar com buffets e igrejas. Tudo conta na hora de escolher o Dia do “Sim”.

Vamos começar com esse calendário com dicas ao longo dos meses. Inclui informações a respeito de agendamentos, fornecedores e informações relevantes:

  • Janeiro: baixa procura, férias escolares, verão e mês onde muitas pessoas tiram férias do trabalho.
  • Fevereiro: baixa procura, carnaval.
  • Março: mês ruim para casamento ao ar livre (sítios, praia, fazenda) devido ao clima.
  • Abril: clima agradável, preços altos
  • Maio: mês mais caro do ano, porém bom para fotos e vídeos
  • Junho: clima ameno, preços mais baixos
  • Julho: clima frio, férias escolares
  • Agosto: baixa procura, mês longo com opções de datas e finais de semana
  • Setembro: casamento ao ar livre, alta procura
  • Outubro: alta procura, preços altos
  • Novembro: opções de feriados
  • Dezembro: festas de fim de ano, clima agradável

Decidido o mês? Agora vamos para o cronograma Mensal (Festa, Cerimônia, Lua de mel).

12 meses antes:

Aqui vocês devem decidir entre casamento formal, semiformal ou informal. União apenas civil? Religioso? Ou ambos? Prepare-se para começar a visitar igrejas, espaços de interesse dos noivos. Não esqueçam do estacionamento/vallet! A cerimônia religiosa será junto com o local da festa, ou se serão espaços separados? A lista de convidados já deve ser feita. Pesquisem os trajes, se será aluguel ou comprado, procurem os buffets, consultem os cardápios e preços.

10 meses antes:

Ainda é hora de pesquisar sobre a decoração do buffet e igreja. Verifiquem as indicações de conhecidos ou sites de confiança. Já definiram o regime de bens no cartório? Tudo ok com o fotógrafo e equipe de filmagem? Os padrinhos foram devidamente convidados? E o espaço de evento. Decidido?

8 meses antes:

O tempo vai passar rápido. E aqui vocês devem ter batido o martelo sobre o local da cerimônia e da festa. É hora de fazer a prova do buffet e repassar o cardápio que será servido. Ah, não custa nada dar aquela revisada na lista de convidados (rs). Bora escolher os músicos e conferir a decoração? Façam mais uma prova do vestido, acessórios e terno. Que tal já deixar disponível a lista de presentes?

6 meses antes:

Uau, os meses estão indo embora e ainda tem muita coisa para resolver. Bom momento para começar a desenhar um outro sonho: a lua de mel. E vamos falar de fofura? Hora de comprar as alianças e escolher as lembrancinhas. Definam a trilha sonora da festa com os músicos ou DJ. Entreguem os convites para os padrinhos e madrinhas. Se quiser facilitar, coloquem sugestão de local para aluguel dos trajes J.

4 meses antes:

Está chegando. Agora é hora de definir lista final da convidados para mandar produzir os convites. Curso de noivos caso o casamento seja em igreja católica. Escolher dama de honra e pajem, de preferência crianças que não teriam medo na hora do evento. Definir traje do noivo.

3 meses antes:

Reta final. Escolham o local para lua de mel e modelo das alianças. Entregue os documentos no cartório e convites aos convidados. Comprem as passagens para lua de mel e estadia de hotel. Prova final de cabelo e maquiagem da noiva. Provas/aluguel final do traje do noivo

1 mês antes:

Tudo deve estar definido. A única pendência é onde será feito o “dia dos noivos” e se terá ou não noite de núpcias. Alianças e roupas já devem ter sido finalizadas, ok?

É, não foram fáceis os últimos 12 meses. Mas se conseguir seguir esse guia de bolso, vocês poderão ficar tranquilos. E quando finalmente chegar o grande dia, Paratudo, foque no amor e sejam felizes para sempre =)

Beijos.

Adriana Amaral

foto galeria 1

 

foto galeria 4

Foto galeria 2

Foto galeria 3

 

 

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>