Chick Lit: O gênero da literatura voltado para as mulheres

Leitura-de-mulherzinha-principal

O Chick lit é um gênero literário voltado para a mulher moderna e tem como único objetivo o entretenimento. As histórias contam com uma personagem principal, normalmente entre os 20 e os 40 anos, e se desenvolve a partir de todas as suas aventuras sociais, como problemas com trabalho e carreira, família, rotina tripla, amigos e suas inseguranças, mas tudo sempre tratado com bom humor.

Adoro esse tipo de livros pois além de dar muitas risadas com as presepadas das personagens, eu acabo me identificando com elas, que tentam se virar em mil para dar conta de todas as obrigações, e apesar de todas as dificuldades, sabem rir de si mesmas.

O Chick Lit se tornou conhecido após a adaptação para os cinemas do livro “O Diário de Bridget Jones” de Helen Fielding, em que Bridget, uma mulher de trinta anos, narra em um diário a sua tentativa de emagrecer, arrumar um namorado, parar de beber e, acima de tudo, aguentar amigos e família apontando esses defeitos, gente como a gente né?

Desde então muitas outras subcategorias foram surgindo e escritores foram surgindo, como a Sophie Kisella, Meg Cabot e a Marian Keys. Separei aqui algumas categorias e livros para você conhecer um pouco mais sobre esse hilário universo literário.

Mom lit: literatura da mamãe, relata de forma bem-humorada a relação das mulheres com a maternidade, desde a gravidez até mesmo à criação de filhos adolescentes.

Leitura-de-mulherzinha-principal-1Repouso absoluto – Sarah Bilston 

O chá de bebê de Becky Bloom – Sophie Kinsella

Uma cama para três – Carmen Reid

Um babá em minha vida – Holly Petterson

 Working Girl Lit: histórias centradas na carreira das personagens e seus problemas com o chefe, rotina, colegas de trabalho, ou então sobre a incessante busca de uma nova vocação.

Leitura-de-mulherzinha-principal-2O Diabo Veste Prada – Lauren Weisberger

O Segredo de Emma Corrigan – Sophie Kinsella

Férias – Marian Keyes

Malas, memórias e marshmallows – Fernanda França

 Bigger Girl Lit: narra histórias de garotas que estão acima do peso, como elas se relacionam com a vontade, ou falta de vontade, de emagrecer, e como os quilinhos a mais influenciam nas suas vidas.

Leitura-de-mulherzinha-principal-3Tamanho 42 não é gorda – Meg Cabot

O Diário de Bridget Jones – Helen Fielding

Antes Mal Acompanhada que Solteira – Wendy Markham

A próxima Grande Sensação – Johanna Edwards

 Wedding Lit: é focado nos casamentos, desde a jornada de planejamento, até conflitos com o noivo, com a família ou com a madrinha nesse dia tão especial.

Leitura-de-mulherzinha-principal-4Noite de casamento – Sophie Kinsella

O Noivo da Minha Melhor Amiga – Emily Giffin

Casório ?! – Marian Keyes

As listas de casamento de Becky Bloom – Sophie Kinsella

Teen Chick Lit: mais voltado para adolescentes, com conteúdo mais leve ainda sobre os dramas do ensino médio, primeiro namorado e melhores amigas.

Leitura-de-mulherzinha-principal-5Garota Americana – Meg Cabot

A Irmandade das Calças Viajantes – Ann Brashares

Fazendo Meu Filme – Paula Pimenta

Gatos, Fio dentais e amassos – Louise Rennison

Esses são somente alguns subgêneros, e eu tenho certeza que você dará ótimas risadas com esses livros. Não se esqueça de me contar o que achou da leitura!

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>