Maternidade aos 40

Maternidade aos 40

Por que cada vez mais mulheres optam por engravidarem mais tarde?

Como vocês sabem, eu tenho duas meninas lindas, a Pietra e a Greta com 12 e 7 anos, respectivamente.

Minhas gestações aconteceram próximas dos meus 30 anos e, continuei minhas atividades normalmente: faculdade, trabalho, vida social além de desfiles e fotos logo após dar à luz.

Maternidade aos 40

Como sou jovem e tenho uma saúde ótima, não tive observações durante minhas gestações, mas sempre me preocupei com os riscos de ser mãe tardiamente, após os 40, por exemplo.

Maternidade aos 40

No entanto, hoje em dia, o que mais vejo, e não é só no meio artístico, são mulheres optando por serem mães após os 40. Gente, há pouco tempo atrás engravidar depois dos 35 anos já era sinônimo de risco tanto para as mães, quanto para os bebês.

Aí fui fazer uma busca e, vejam quantas mulheres optando por cuidarem primeiro da carreira acadêmica e profissional, porque querem ter mais tempo livre para viagens e até para curtirem mais a vida à dois. Só depois de sentirem que estão estáveis em suas diferentes áreas da vida é que resolvem constituírem uma família.

Não há dúvidas sobre como estamos empoderadas (porque isso também é !) Essa grande parcela de mulheres que está optando pela maternidade no momento em que elas verdadeiramente querem, e não mais por convenções sociais, já está mudando os paradigmas.

É claro que os avanços da medicina e o acesso a novos medicamentos, métodos de fertilização, a busca por uma vida saudável colaboram para que possamos pensar na maternidade com mais calma.

Vejam a linda da Karina Bacchi que aos 41 anos optou por ser mamãe de primeira viagem, por exemplo. E a apresentadora Eliana, que teve sua segunda gestação aos 43 anos, a Antonia Fontenelle também aos 43 anos, aliás, o Salvatore tem a idade da neta da atriz. E a Veveta, gente! Grávida de gêmeas <3

Maternidade aos 40

Maternidade aos 40

Com exceção da Eliana, todas estas, assim como eu, não pararam suas atividades e nem diminuíram os seus ritmos de vida.

Falando em ritmo, tem também a apresentadora e youtuber, Fernanda Comora, que está grávida de oito meses da sua segunda filha, e já passou dos 40.

A Fê tem uma rotina bem acelerada, apresenta o Programa Profissão Mulher, diariamente na NGT e o Arruma Mala, no YouTube. Ela, ao invés de desacelerar, está com sua agenda repleta de compromissos e aumentando o ritmo das gravações dos seus programas já que a Sophie nasce agora em dezembro.

Maternidade aos 40

É claro que doenças genéticas e possíveis fatos pelo qual a mulher tenha passado durante a vida, podem sim interferir na gestação de forma negativa, mas na maioria dos casos, engravidar depois dos 40 já não traz riscos sejam para a futura mamãe como para o bebe.

E você, engravidou com que idade? Comenta aqui no blog, fale de sua experiência!

Aliás, que tal uma fotinho sua gravidinha marcando meu Instagram @adri.amaraltv para eu poder curtir e comentar? Essa eu estava de oito meses, no Louvre.

Maternidade aos 40

Uma ótima quinta-feira para nós,

Adri Amaral

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>