O perfume das famosas

O perfume das famosas

É fato que cada uma de nós tem seu perfume favorito e, até nuances que sempre procuramos em novas opções. O perfume faz parte da nossa identidade e algumas pessoas passam a vida toda usando o mesmo perfume.

Florais, cítricos, adocicados e amadeirados são algumas das opções de notas olfativas que encontramos no mercado, mas vamos começar a aprender o que é cada tipo de perfume.

Eau de Parfum: é a fórmula mais popular, contém entre 7% e 14% de óleo de fragrância e de elixir (composição) de perfume. É a segunda essência mais forte e duradora. No Eau de Parfum, perde-se cerca de 70% de seu aroma ao longo do dia (30% permanecem o tempo todo). O Eau de Parfum tem ótimo custo-benefício, pois contém uma quantidade abundante de óleos, porém não é tão caro quanto o perfume.

Eau de Toilette: apresenta uma concentração menor de óleos e elixires (de 1% a 3% de óleos de fragrância). No Eau de Toilette, 80% dos odores evaporam em apenas 3 horas. Sua fragrância é para ser utilizada como água de banho e pode ser aplicada no corpo todo.

Eau de Cologne: a colônia permanece na pele por apenas duas horas e deve ser usada com spray. É ótima para ser utilizada logo após um banho, para prolongar a sensação de frescor.

Perfume cremoso: é uma fórmula mais recente.  Contém 8% de óleos aromáticos presentes no perfume e de 3% a 5% de loção corporal perfumada. Como o creme é mais espesso do que as loções normais, permite maior fixação. O aroma dura até 24 horas na pele e o preço é bastante inferior ao da fórmula pura do perfume.

Body Splash: é o perfume para passar em todo o corpo. Pode vir em forma de loção ou como uma espécie de colônia.

E notas olfativas Adriana, o que é isso?
As notas olfativas são aqueles cheiros que criam uma associação a determinado ingrediente. Ao cheirar o perfume, você tem a sensação imediata de estar cheirando flores, frutas, madeira etc. As notas olfativas são:
Notas gustativas: são as notas que estimulam o paladar, como chocolate, café e baunilha. Pode ser usado tanto por homens quanto por mulheres. Evite usar em ambientes muito fechados, pois o cheiro adocicado pode enjoar.

Notas florais: como o próprio nome diz, são as notas baseadas em flores, por isso são românticos, femininos e delicados. Por causa desta característica, são mais indicados para mulheres. Também podem ser levemente adocicados e enjoativos.

Notas frutais: são os perfumes que têm as frutas como base de seu cheiro. As frutas predominantes são abacaxi, maçã, pêssego e cereja. Podem ser usados tanto por homens, quanto por mulheres. Muitos dos perfumes frutados são combinados a notas florais.

Ambarinos: têm como base o âmbar. Suas notas fazem dele o perfume certo para a noite. Desperta sensações de disposição, alegria e bem-estar. Pode ser usado por ambos os sexos.

Orientais: conferem um toque sofisticado e sensual. Excelentes para encontros à dois e festas mais elegantes. Podem ser usados por ambos os sexos.

Especiarados: utilizam especiarias (cravo, canela, etc.) e são muito marcantes. Podem ser usados por ambos os sexos, mas como costumam ser fortes, são ótimos para homens que desejam marcar presença.

Amadeirados: têm aquele cheirinho de madeira ao fundo. Homens e mulheres podem usar, mas são mais indicados para homens, pois também são fortes e marcantes. Amadeirados devem ser usados à noite e não são indicados para dias de muito calor.

Cítricos: quando você cheira um perfume de notas cítricas, tem a sensação de estar cheirando um limão ou laranja, sente uma coisa refrescante ao fundo. Por isso, esta fragrância é ideal para dias de verão e é indicada para homens e mulheres que querem manter a sensação de frescor durante o dia ou para pessoas de perfil esportivo.

Aldeídos: são os perfumes sintéticos, cujas fragrâncias são todas criadas em laboratório. O citral, por exemplo, um dos componentes mais comuns em perfumes com toques cítricos, é na verdade uma mistura de dois aldeídos. O famoso Chanel nº 5 foi o primeiro perfume a utilizar aldeídos sintéticos em sua composição. Indicados para homens e mulheres.

Chipre: os perfumes que pertencem a esta família aromática geralmente são envolventes e quase sempre têm em sua composição notas de bergamota, musgo de carvalho e madeiras. Indicados para homens e mulheres.

Aromáticos: são aqueles em que predominam as essências picantes: louro, açafrão, magnólia, gardênia, sândalo e absinto. Têm fragrância diferenciada e é ideal para homens e mulheres que desejam fugir do lugar comum.

Fougére: o conceito nasceu de uma estrutura baseada em notas cítricas e musgo de carvalho com gerânio, resultando num interessante contraste entre leve e quente. São menos voláteis que as fragrâncias cítricas porque unem frescor e presença.

Aquáticos: evoca odores semelhantes aos da chuva ou da brisa marinha. São frescos, leves e ótimos para serem usados no dia a dia ou após o banho. Indicados para homens e mulheres.

Os perfumes raramente combinam uma nota apenas. Eles podem ser cítricos florais, florais aldeídos, chipre florais, aromáticos frutados e muito mais. São centenas de possibilidades.

Agora, vamos conhecer um pouquinho dos perfumes que as famosas usam, começando por mim, claro!

Adriana Amaral (euzinha): Addict Eau Fraiche (Christian Dior)

Floral radiante, fresco e cintilante. A composição de Dior Addict Eau Fraîche de Dior inicia-se com notas cítricas cintilantes de toranja agridoce, que crescem com a suavidade da bergamota da Calábria. Seu núcleo diversificado, ao mesmo tempo picante e floral, revela um buquê sutil de frésia e lírio-do-vale.

O perfume das famosas Dior

Beyoncé Knowles: Fleurs de Rocaille (Caron)

Floral, com notas de rosa, jasmim, violeta, flor de laranjeira, gardênia, madeira de cedro, sândalo e âmbar.

O perfume das famosas Caron

Ashley Olsen: Bois D’Argent (Christian Dior)

Clássico Francês de fragrância chipre amadeirada.

O perfume das famosas Christian Dior

Britney Spears: Feminine (Dolce&Gabbana)

Aroma limpo e nítido que contém jasmim e até mesmo alguns aromas em pó, como baunilha.

O perfume das famosas Dolce&Gabbana

Emma Watson: Be Delicious (DKNY)

Floral com infusão de maçã e toques de grapefruit magnólia.

O perfume das famosas DKNY

Katie Holmes: Pour Femme (Bvlgari)

Notas de jasmim, bergamota, flor de laranjeira e violeta.

O perfume das famosas Bvlgari

Katy Perry: Vanille Abricot (Comptoir Sud Pacifique)

Doce e Suave – tem a baunilha como característica mais marcante. Outros aromas presentes nesse perfume incluem mamão papaia, damasco, jaca e açúcar.

O perfume das famosas Comptoir Sud Pacifique

Madonna: Hypnotic Poison (Dior)

Fragrâncias cativantes como baunilha, jasmim, rosa, jacarandá, cominho, almíscar e sândalo.

O perfume das famosas Dior

Kristen Stewart: Brit (Burberry)

Aromas de lima, baunilha, pêra, amêndoas verde, amêndoas doces e âmbar.

O perfume das famosas Burberry

Miley Cyrus: Juicy Couture (Juicy Couture)

Notas doces de mandarina, maçã verde, baunilha, melancia e caramelo de creme brulée.

O perfume das famosas Juicy Couture

Rihanna: Escada (Moon Sparkle)

Doce: possui morango, frutas vermelhas, frutas cítricas, framboesa, jasmim e rosas. 

O perfume das famosas Moon Sparkle

E vocês meninas,  qual o perfume preferido de cada uma de vocês?

Beijos

Adri Amaral

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>