Dicas: como tirar o mau odor de roupas guardadas

odor

O inverno chegou. É hora de tirar as roupas de frio do armário. Mas, o problema é que, junto com as roupas, geralmente vem aquele cheiro ruim, de roupa guardada, ou então manchas de mofo em algumas peças. Calma, amiga(o)! Para Tudo tem a solução ideal para você (e olha que ela pode estar mais perto do que imagina!). Vamos às receitas:

Ingredientes

1 litro de vinagre

1 litro de álcool

3 limões

1 pão

Farinha de trigo

Bicarbonato

Água oxigenada

Talco

Pimenta do reino

Jornal

Panos à vontade

Modo de usar

Cada tipo de roupa pede um cuidado diferente. Veja qual é o seu caso a seguir:

Camurça

Peças com este tecido podem apresentar manchas de mofo se ficam muito tempo guardadas. Se é o seu caso, pegue um pouco de talco e coloque sobre as manchas. Espere por 24 horas e retire o talco com um pano úmido.

Se as manchas não foram causadas por mofo e sim pelos anos de uso, uma dica para tirá-las é umedecer a peça e esfregar sobre ela um pedaço de pão branco. Repita a operação até eliminar as manchas.

Couro

Peças de couro requerem um pouco mais de cuidados. Um deles começa na hora de guardá-las: nunca coloque couro em um saco plástico. Se possível, envolva a peça em uma toalha ou tecido de algodão. Isso evita o surgimento de mofo, conserva a cor e resguarda do pó e da claridade.

Caso o couro esteja sujo, uma dica é lavá-lo com sabão de couro ou glicerina. Enxágue-o em água corrente e deixe para secar na sombra. Para tirar o mau cheiro, coloque em um dos bolsos um algodão embebido com perfume.

Crochê/Tricot

Roupas feitas em crochê ou tricot devem ser lavados em água morna com sabão em pó ou de coco, misturado a um pouco de amoníaco. Se as peça forem brancas, é indicado acrescentar uma colher de água oxigenada para cada litro de água, no último enxague. Caso o crochê seja de linho na cor bege-clara, é bom enxaguá-lo na última água com chá preto frio, porque isso conserva sua cor natural. Lembre-se que essas peças devem ser apenas espremidas e secadas à sombra.

Edredons/cobertores

São peças grandes e que dão um pouco de trabalho para lavar. Caso você não tenha uma lavanderia de confiança, o ideal é lava-los no tanque, com sabão de coco ou sabonete. São peças que não devem ser colocadas em máquinas.

Pequenas manchas de mofo em peças de lã podem ser retiradas aplicando um pouco de álcool nas manchas e esfregando com um outro pano ou com uma escova de dentes. Lembre-se de fazer movimentos delicados e deixar a roupa secar na sombra, ok? Se preferir lavar a roupa, utilize sabão neutro e, após esse procedimento, mergulhe a peça em água fervente junto com uma colher de farinha de trigo. Espere a mistura esfriar, pegue a peça e a enxague com água pura e um pouco de vinagre. Isso ajuda a manter a cor.

Nylon

Se a roupa é de nylon, antes de terminar a lavagem, coloque uma colher de bicarbonato. Deixe por alguns minutos e continue a lavagem normal.

Peles

Evite guardar este tipo de peça em sacos plásticos ou caixas de papelão. São roupas que precisam de ambientes arejados, longe do sol.

Veludo

Se o problema da sua peça for mofo, a doca é utilizar uma flanela umedecida com limão sobre as manchas. Repita a operação em movimentos delicados até retirar a mancha. Para lavar esse tecido, utilize sabão neutro, deixe-o secar longe do sol e tome cuidado ao passá-lo. O ideal é sempre passar pelo avesso, com protetor de ferro ou um pano.

Para mais dicas sobre como preservar e cuidar de suas roupas de inverno, acesse este link.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>