Onde Deixar o Pet nas Viagens de Férias?

Onde deixar seu pet nas férias?

 

Adri com o seu Lhasa Apso Toby
Adri com o seu Lhasa Apso Toby

Essa semana, fomos bombardeados com um vídeo, bem triste, de um homem arremessando um cão, por cima do portão de uma ONG que cuida de animais em Itapetininga. Sobre este caso, o fazendeiro que cometeu o ato, um homem de 50 anos de idade, já foi identificado e intimado a depor. O cãozinho passa bem, em uma casa transitória, aguardando para ser adotado.

Esse vídeo me fez pensar que, esta época de festas de fim de ano e férias de Janeiro, são as mais complicadas para os pets. Sim, para os pets por que, é nessa época que alguns donos, por não terem infraestrutura de hospedagem do pet, os doam, abandonam e até cometem alguns atos extremistas como este senhor do vídeo que citei acima.

Pra quem tem pet a pergunta na época de festas e férias é apenas uma: onde deixar os bichinhos na hora de viajar?

Animais de estimação, principalmente cachorros, são muito apegados aos donos. Por isso, sofrem quando estes se ausentam por muito tempo. Então, para que tanto você quanto o seu bichinho fiquem tranquilos durante a sua viagem de férias, atenção onde vai deixa-lo. Eu por exemplo tenho um Lhasa Apso chamado Toby que, quando eu e minha família viajamos, fica em casa, para o conforto dele. Neste caso, minha assistente Mariza, continua cuidando dele pelo período que ficamos fora, mas vejam mais opções:

Hotéis para cães

Antes de deixar seu cachorro em um hotel, verifique as condições do lugar. Como é a higiene? Os animais ficam o tempo todo presos ou há um ambiente externo para passeio? O piso é cimento, grama, azulejo? Se julgar necessário, verifique também se há um veterinário à disposição. Para esta opção, uma busca no “Reclame Aqui”, em sites de buscas como Google, Bing ou indicação de conhecidos é bem importante.

Casa de um parente ou amigo

Neste caso, o importante é se certificar de que a presença do seu pet não será um incômodo para seu amigo ou parente. Primeira pergunta: essa pessoa tem animais de estimação? Quando esta pessoa vai na sua casa, como é o contato dela com o seu pet? Depois, é só levar todos os brinquedos, potes e ração para a casa que vai acolher seu melhor amigo, se puder, uma camiseta usada para que ele sinta seu cheiro e bora curtir as férias.

Na foto a Greta, com a Babi, a pet que fica na chácara.
Na foto a Greta, filha da Adri, com a Babi, a pet que fica na chácara.

Deixá-lo sozinho? De forma alguma!!!

Conheço pessoas que deixam comida e água para o animal em recipientes que liberam esses itens de forma programada, de hora em hora, a cada 5 horas, 2 vezes por dia, e viajam despreocupadamente. O problema está na ausência de um ser humano para um carinho, para a limpeza do ambiente e até para verificar se nada de ruim aconteceu, como ter quebrado o liberador de agua e ração; ter se machucado; passado mal; entre outras coisas.

Se você vai deixar o pet na sua casa, você pode deixar um parente ou amigo cuidando, com visitas diárias, o ideal são duas visitas por dia.

Essa opção também requer cuidados: deixe objetos que possam ser destruídos/engolidos pelo seu pet longe do acesso dele. Produtos de limpeza, remédios e plantas também devem ficar fora do alcance. Lembre-se que o animal terá muito tempo sozinho para “aprontar” e isso implica em alguns riscos.  Deixe o cuidador informado de todos os locais onde os itens do pet estejam guardados: ração, tapetinhos, cobertor, horários que ele costuma se alimentar e até manias, por exemplo, eu tenho uma amiga que o Lhasa Apso dela só bebe água gelada. Ela opta pelo Pet Sitter, um serviço que falarei logo abaixo, e quando viaja já deixa a Pet Sitter avisada de todas as manias do Ideafix (esse é o nome do Lhasa da minha amiga)

Pet Sitter – Existem empresas e profissionais que oferecem esse serviço. Basicamente, eles podem ir até a sua casa e cuidar do seu pet lá para você, ou então, podem hospedá-lo nas suas próprias casas. Assim como em outras opções, referencias e acesso a todas as informações é importante para o bem estar do seu bichinho. Tanto você se informar desta empresa ou pessoa, como deixa-los informados das manias, costumes e necessidades do seu pet, garantirão férias tranquilas pra você e pra ele.

Levar na viagem – Muitas vezes é interessante levar seu pet na viagem. Já existem muitos hoteis e pousadas que aceitam animais, e muitos possuem espaços próprios para a hospedagem e lazer dos pets. Com o que se preocupar? Transporte o animal em caixa de transporte, presa ao cinto de segurança do carro, no tamanho suficiente para que o bichinho tenha espaço para se movimenta. Se for de ônibus ou avião, verifique com a empresa quais são as regras, fale com o veterinário, alguns receitam calmantes ou florais para deixar o pet mais tranquilo durante o trajeto.

Durante o passeio, evite deixar seu cão sozinho por longos períodos, e tome cuidado com a temperatura em locais muito quentes, como por exemplo, praias no verão. Lembre-se que os animais são muito sensíveis a altas temperaturas, mas também a solidão.

Agora, um ponto muito importante antes de todos os cuidados que temos com nossos pets, é a consciência de que quando adotamos, ganhamos ou adquirimos um bichinho de estimação, estamos assumindo a responsabilidade pela vida de um ser. Devemos pensar sempre se temos infraestrutura, espaço, tempo para amar e cuidar desta vida que vai depender totalmente de nós para se desenvolver, ser saudável e nos trazer alegria.

Encontre o melhor para você e seu pet e, boas férias!!!

Ah, termino esse texto com essa foto minha, na Record TV, com os Goldens Retriever @googlethegolden e @mambohitsgolden. Estava passando e, quando os vi, não resisti e parei para uma foto. Super famosos, eles são uma graça. Deu vontade de apertar.

Adriana Amaral.

Onde deixar seu pet nas férias?

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>