Os feriados acabaram, mas a diversão não. Partiu praia

partiu praia

Os feriados prolongados acabaram, mas não é por isso que você vai deixar de dar uma escapadinha para descansar e se divertir.

A cidade de São Paulo está repleta de opções para turistar e, há poucas horas, lugares incríveis, de águas cristalinas e areia fofa convidam para uma fugidinha no fim de semana.

Vão aqui algumas dicas de praias e lugares para você curtir neste restinho de ano e já colocar na sua agenda para 2018. Afinal, no próximo ano teremos 10 feriados nacionais, sendo que destes, cinco caem na segunda ou sexta-feira. Em São Paulo, ainda temos o feriado de aniversário da cidade dia 25 de janeiro, que será uma quinta-feira e da Consciência Negra em 20 de novembro que cairá na terça-feira.

O litoral paulista é composto por três regiões: Litoral Norte – Vale do Paraíba, Litoral Sul – Vale do Ribeira e Litoral Central – Baixada Santista. São 622 km de praias no total. Então, é praticamente impossível você não achar uma que seja a sua cara.

partiu praia

Vamos às minhas dicas:

Iguape e Ilha Comprida – Sabiam que em Iguape acontece um dos melhores festivais de Blues e Jazz do Estado de São Paulo? Fora que a cidade é uma graça. Casinhas coloridas tombadas, muita cultura e história, ar interiorano. Tudo isso com praia. Estância Balneária, atualmente, uma das principais atividades econômicas de Iguape é o turismo e o município dá acesso à Ilha Comprida. Uma festa legal para curtir em Iguape é a Festa da Tainha que acontece em Julho.

Para se hospedar, que tal uma pousada colonial charmosa, bem na praça central de Iguape?

Hotel Pousada Solar Colonial

Construído em 1800, o Hotel Pousada Solar Colonial conserva paredes, portas e janelas dentro do padrão da época, um prato cheio para quem busca história e tradição. Um casarão amarelo de esquina com um café da manhã de encher os olhos, e agradar o paladar, o Solar Colonial oferece suítes confortáveis, com cama box e toda a infraestrutura de hotel, no aconchego de um lar. Localização privilegiada, o hotel pousada está no Largo da Basílica e próximos aos melhores restaurantes e bares de Iguape.

Hotel Pousada Solar Colonial

image015

Ilha Comprida tem esse nome por que ela é comprida mesmooooo…. Trata-se de um enorme banco de areia com 74 quilômetros de extensão e 4 km de largura. Há quem diga que trata-se da segunda maior praia do país. Desde 1999, quando foi inaugurada a ponte que liga a ilha a Iguape, o número de turistas aumentou.

A parte norte e central da ilha são mais movimentadas e tem melhor infraestrutura que o sul. Porém, para a pesca, as melhores praias estão no sul.

Para se hospedar, minha dica é Iate Park Hotel que tem quadra de tênis (sou fã), um parque aquático, bar molhado e muito verde.

Iate Park Hotel

Ah, se estiver em Ilha Comprida, pegue o catamarã que atravessa para a Ilha do Cardoso e aprecie os botos. É simplesmente I N C R I V E L!!!

Guarujá – Saindo do extremo sul do nosso litoral, em Ilha Comprida, vamos passar por Peruíbe, Itanhaém. Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos e chegamos na bela Guarujá. Tem duas praias que são meus xodós lá: Édem e Sorocotuba. Mas ambas exigem uma caminhadinha para o desfrute.

A Praia do Éden faz parte do recanto de Sorocotuba e é um dos únicos lugares ainda preservados do litoral paulista. Chegar lá não é tão difícil. Fica no caminho da Praia Pernambuco. Basta entrar pelo portal Sorocotuba e ir subindo o morro asfaltado. Após algumas curvas, o mar te dá boas vindas em um cenário de tirar o fôlego. É bem pertinho de quem mora na capital paulista. Aí, basta estacionar o carro no acostamento da estradinha e descer a trilha. Não há casas ou pousadas para se hospedar, mas tem um barzinho charmoso e um chuveiro de água doce.

Praia do Éden

 

Apesar do mar ser um pouco bravinho, a beleza das tartarugas marinhas encanta e compensa. Dá pra fazer fotos ótimas do paredão de pedras no final da praia.

Ao lado, Sorocotuba. Esta praia fica dentro de um condomínio fechado que dá infraestrutura de estacionamento e uma escadaria de 207 degraus em concreto com mini quedas d’água e muita, mas muita natureza até chegar à areia. Vale muito a pena!

Sorocotuba

São apenas 100 metros de extensão de pura beleza. Areia, água clara num mar de tombo e casas sobre palafitas que parecem terem sido tiradas de um filme.

Para se hospedar várias opções no Morro de Sorocotuba – de suítes a pousadas, tem plaquinhas para todos os lados. Se você deseja algo mais glamuroso, em 15 minutos você estará no Hotel Sofitel Jequitimar. Vale cada centavo!!!

Hotel Sofitel Jequitimar

Bertioga – Saindo do Guarujá você pega a balsa que atravessa para Bertioga e já se encanta com a extensão de faixa de areia da primeira praia. A praia do Indaiá tem um calçadão que acompanha toda a orla. Mas essa não é a minha dica de lugar preferido em Bertioga. Andando um pouquinho você chega no condomínio Riviera de São Lourenço, que é minha grande paixão e, mais para frente ainda, Barra do Una. Essa praia tem uma faixa pequena de areia fina, fofa, branca e une o melhor do mar com o Rio Una, que dá nome ao local.

Locais para se hospedar em Bertioga são vários. Você pode optar por locar uma casa nos diversos condomínio que existem em Bertioga, ficar em uma pousada, aliás, são várias também, ou em um hotel. Minha dica é o Ilha da Madeira Resort com toda infraestrutura para quem quer descansar com o que há de mais confortável e elegante.

Bertioga

Ilha da Madeira Resort

São Sebastião – Não vou negar, para mim, as praias mais belas de São Paulo estão aí. Todas, sem exceção. São 36 praias que unem o verde ao mar transparente, próprio para mergulho e muitas, como Maresias, para o surf.

A primeira praia ao sul de São Sebastião, na divisa com Bertioga, é a praia da Juréia a 137 km da capital e ao norte, na divisa com Caraguatatuba, está a praia da Enseada a 184 km da capital. Destaque para Paúba, Santiago, Maresias, Boiçucanga e a tranquila Guaecá.

Ilhabela – Se você está por São Sebastião, não perca a chance de pegar a balsa e atravessas para Ilhabela, meu paraíso na Terra. Fico até sem palavras para descrever as belezas deste município. Atravessou a balsa, à direita, alguns dos meus amores: praia do porto para mergulho com tartarugas, praia da Feiticeira e Praia do Curral onde você pode se hospedar no DPNY que é um dos TOP 25 do Brasil. O hotel é pé na areia, só se hospedando para tentar explicar o que são as dependências e gastronomia do lugar. UM LUXO SÓ!

DPNY Ilha Bela

DPNY

Quer algo mais intimista e de valor mais acessível? Várias opções de suítes, casas e pousadas. Minha dica é a Costa Sul Ilhabela Chalés que está em reforma e, em dezembro, prontinho para receber quem busca as belezas da ilha. Os quartos são equipados com micro ondas, chaleira elétrica e sanduicheira, cama de casal e um beliche então, rola ir em turma!

Costa Sul Ilhabela Chalés

Costa Sul Ilhabela Chalés

Costa Sul Ilhabela Chalés

Eles servem café da manhã e estão no lado sul da Ilha, próximo ao melhor ponto de mergulho com tartarugas, vida marinha e cachoeiras, além de oferecem passeios de jipe para uma das praias mais belas do Brasil, a Praia dos Castelhanos.

Praia dos Castelhanos

Trindade – gosta de trilhas, ferveção e praias paradisíacas? Vá para Trindade.

Divisa com Paraty, já no Rio de Janeiro, Trindade tem de tudo um pouco: de jovens a casais com e sem filhos. Mas para as trilhas, preparem-se, algumas como a  da Praia do Meio, Cachadaço e Pedra que Engole, exigem das pernas. Eu mesma, voltei de barco!

Trindade

Trindade

partiu praia Trindade

A cidade tem diversos comércios de artesanato e barzinhos que são um verdadeiro charme. Dica: tire dois dias para curtir esse lugar.

barzinho Trindade

barzinho Trindade

A infraestrutura de estacionamento, comércio e hospedagem é incrível. As opções são tantas que aconselho buscarem no Booking.com que é o buscador que mais confio, visto que eles visitam as hospedagens antes de permitirem os anúncios.

Bem, estão aí muitos motivos para uma escapadinha de fim de semana.

Partiu praia?

Um grande beijo,

Adri Amaral

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>