Outubro Rosa. Se toque!

outubro-rosa-principal

Provavelmente você já ouviu falar no Outubro Rosa, já viu alguns locais históricos do Brasil com iluminação rosa nessa época do ano, como o Cristo Redentor e o Congresso Nacional, mas sabe realmente do que se trata?

O Outubro Rosa é uma campanha adotada no Brasil em 2008 pela Femama – Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama – e tem a iniciativa de conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce e atitudes para a prevenção do câncer de mama.

O câncer de mama atinge cerca de 57 mil mulheres no Brasil por ano, segundo o Inca – Instituto Nacional do Câncer. A idade é um dos principais fatores de risco, já que a doença é rara em mulheres com menos de 35 anos e quatro em cada cinco pacientes diagnosticadas têm mais de 50 anos.

Por isso é muito importante fazer o autoexame mensalmente! Não sabe como fazê-lo? Calma que eu explico.

Em frente ao espelho observe o bico dos seios e o contorno das mamas. Levante os braços e veja se o movimento causa alguma alteração no contorno e na superfície das mamas.

Deitada apalpe a mama direita com a mão esquerda, fazendo movimentos circulares leves pressionando com a ponta dos dedos. Repita esse passo com a mama esquerda.

No banho com a pele ainda ensaboada levante o braço esquerdo e passe os dedos da mão direita na mama esquerda, pressionando desde o bico até a axila e repita com a outra mama.

Ao menor sinal de alguma irregularidade, procure o seu médico de confiança. Mas não se desespere, 80% dos casos diagnosticados têm prognostico benéfico.

Imagens-internas-do-postE claro, não esqueça de mostrar o seu apoio à campanha! Aproveite esse mês para usar e abusar de todos os tons de rosa, seja nos lábios, unhas, acessórios ou roupas.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>