Planejamento de carreira a longo prazo? Precisamos rever esse conceito

Pensando em Planeja

Como melhorar sua vida profissional com dicas de quem está no mercado e estuda todos os dias sobre o assunto.

Planejar nossa carreira é um grande desafio. Muitas vezes somos levados pelas oportunidade que vão se abrindo no decorrer dos anos e esquecemos daquilo que gostávamos de fazer e que gerava mais prazer na hora de trabalhar. Pessoas mais velhas que você provavelmente conhece, teve no máximo dois trabalhos, sendo o último uma empresa no qual ficou toda sua vida até se aposentar.

Hoje, na era da ansiedade, do movimento e da rapidez tecnológica é quase que um fato podermos afirmar que todo mundo terá 2 ou 3 transições de carreiras no decorrer da vida, em alguma delas, de áreas completamente diferentes. Mas, em vez de chorar e lamentar pela atual circunstância vivida, que tal se preparar e arregaçar as mangas? Separei para vocês algumas dicas de coachs e profissionais renomados de como você pode dar o seu melhor e ser um profissional ímpar seja qual for sua área.

Conheça suas forças e tente maximizar três delas ( Bruna Fioreti)

A Bruna aborda em seu blog que apenas as habilidades técnicas, os cursos, os MBAs não serão suficientes para ninguém se diferenciar no mercado. É necessário todos os dias fazer um autoanalise e conhecer os nossos pontos positivos, como por exemplo: você é bom em relacionamento como as pessoas? É criativo? É bom em situações de pressão? Ela afirma que essas competências menos óbvias ajudam a gente a nos empossar da nossa especialidade profissional.

Construa sua plataforma ( Rodrigo Tucunduva)

O Rodrigo indica que todos devem estar em alguma plataforma social. Sela ela facebook, instagram, youtube entre outras. Mas, uma que não pode deixar de estar de forma consistente é no linkedin, a rede social profissional. Porém, não basta só estar é preciso compartilhar seus conhecimentos. Muitas vezes achamos que o que sabemos não tem valor ou que ninguém vai se interessar. Mas, isso não é verdade. Dê valor as comunidades. Hoje todo interesse pode gerar uma comunidade de valor e por consequência gerar uma oportunidade seja profissional ou de conhecimento. Não guarde o que sabe para você.

Lições da infância podem transformar sua vida profissional (Sofia Esteves)

“Esquecemos da nossa criança. Esquecemos de trazer suas qualidades ao mundo adulto” escreveu Sofia Esteves, presidente do Conselho do Grupo Cia. de Talentos em uma coluna para a revista Exame. Ela diz que algumas características que todas as crianças possuem são perdidas pelos adultos e são bem necessárias na vida profissional. São elas:

Simplicidade: Nós nos preocupamos com rótulos, conceitos, aparências. Quem está vivendo melhor a vida?

Inclusão: Preconceito e exclusão não são originais às crianças. São conceitos ensinados e está mais que na hora de desaprender e retomar nosso poder de nos relacionarmos genuinamente.

Foco: o momento presente é único para as crianças. Elas não estão preocupadas com o passado e nem com o que serão no futuro. Elas se dedicam totalmente em como fazer do presente o melhor que ele pode ser.

Expressão: se estão tristes, falam. Se estão felizes, deixam claro. Elas não se escondem por medo de julgamento. Pesquisas recentes mostraram que o mercado está exigindo transparência e vulnerabilidade nas empresas. Porém, o que são as empresas senão pessoas e que você faz parte disso?

Gostaram? Se quiserem ler as matérias citadas por aqui é só clicarem nos links abaixo:

http://bit.ly/2kPj4W3

http://bit.ly/2kNYHZw

http://bit.ly/2lTuYhU

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>