Roteiro gastronômico e cultural em SP

Roteiro gastronômico e cultural em SP
Foto: Thiago La Corte

Minhas dicas dos lugares que gosto de comer e passear na cidade, para que você faça o seu roteiro gastronômico e cultural em SP.

São Paulo é multicultural, multirracial e recebe gente de todos os lugares. Em cada canto, um pouco da cultura mundial, sejam em obras de artes, na gastronomia, no comércio, ou nas várias línguas que se escuta ao passar pela Av. Paulista. Pena que na correria do dia-a-dia, pouco se percebe as variedade de opções que a cidade oferece. E são para todos os gostos.

Hoje vou começar uma série sobre roteiros na cidade de São Paulo. Calma meninas, eu sei que não terminei a série de dicas para Primavera-Verão 2018. Prometo que semana que vem trago novidades, desta vez, sobre esmaltes e tendências para as unhas, ok?

Mas hoje vamos falar sobre onde comer e passear em um dia na cidade de São Paulo.

Começamos com o café da manhã no “Lá Da Venda”.

Roteiro gastronômico e cultural em SP

O armazém Lá da Venda traz um verdadeiro café da manhã de fazenda e a saudade da avó vai bater, com certeza. O buffet, montando no quintal, traz pãezinhos de minuto e de milho, bolos da “Venda” e sucos orgânicos.

O Lá da Venda, na Vila Madalena, é um armazém cheio de coisas penduradas e espalhadas por toda a parte e um delicioso restaurante com comidas caseiras. O quiosque no Shopping JK Iguatemi é um cantinho perfeito para uma parada gostosa para um café quentinho. Já o Lá na Vendinha, na Barra Funda, é um café com preços “de fábrica” e que, de segunda à sexta na hora do almoço, também serve a “marmita do dia”.

O café da manhã no Lá da Venda funciona nas manhãs dos sábados, domingos e feriados, das 10h às 12h15. O valor é de R$ 45 por pessoa e você come à vontade.

Roteiro gastronômico e cultural em SP

Depois de um farto e delicioso café da manhã, que tal caminhar pelo Parque Ibirapuera e aproveitar todas as atrações culturais que o complexo traz, antes do almoço?

O Ibirapuera é um dos pulmões da cidade e considerado o quintal dos paulistas. Correr, pedalar, andar de skate, fazer um piquenique, brincar com os pequenos e passear com os pets são opções mais que óbvias para quem vai ao parque. Mas o visitante ainda tem como opção vários centros culturais: Museu de Arte Moderna (MAM); o surpreendente Museu Afro Brasil, a Fundação Bienal e o Auditório Ibirapuera, que constantemente tem programação gratuita e a preços populares. Sem falar do Planetário Prof. Aristóteles Orsini, recentemente reaberto à população.

Agora, se você já conhece o Ibira e não está tão afim desta opção, você pode aproveitar para visitar os espaços culturais da Av. Paulista, caminhar por ela é, por si só, uma das melhores atrações de São Paulo, tanto pela diversidade gastronômica, de comércios e de arte a céu aberto.

Mas vamos aos espaços que, muitas vezes, apresentam exposições e shows gratuitos. O Museu de Arte de São Paulo (MASP), oferece um dos melhores acervos de arte no Brasil. Depois você pode visitar espaços como o Itaú Cultural, o Centro Cultural Fiesp e a Casa das Rosas. Não perca também a chance de visitar a Livraria Cultura no Conjunto Nacional, uma das maiores do país.

Bateu a fome? Que tal o famoso sanduíche de mortadela do Mercado Municipal de São Paulo?

Roteiro gastronômico e cultural em SP

Turistas visitam o local só para comer a iguaria, que chega a ter mais de 300 gramas do embutido em um pão francês. Com muito recheio e opções de acompanhamento como queijo cheddar, cebola caramelizada e bacon, o lanche  é uma tradição do “Mercadão”, localizado no centro da capital paulista.

Voltando ao nosso almoço, são vários os bares que vendem a iguaria no Mercado Municipal, mas dizem que foi o Bar do Mané que criou o sanduíche.

E como depois do almoço temos que gastar as calorias ingeridas, bora para um tour a pé, guiado e gratuito?

Em São Paulo é possível fazer alguns desses tours que funcionam no sistema “pague o quanto vale”, ou seja, você paga o quanto considera justo pelo serviço.

Muitos dos tours são direcionados para estrangeiros, com guias que falam espanhol ou inglês. Quem sabe essa também não é uma boa oportunidade de treinar outro idioma?

As principais rotas dos tours são pelo Centro Histórico, Vila Madalena e Avenida Paulista.

Se interessou? Contate Paseos a PieSão Paulo Free Walking Tour e Caminhada Noturna.

Para finalizar o roteiro gastronômico e cultural em SP, minha dica é jantar no Ladrillo Restaurante. Famoso pelos cortes argentinos, o Ladrillo está localizado no coração de Moema, entre a Av. Pavão e a Rua Inhambu.

Roteiro gastronômico e cultural em SP

Roteiro gastronômico e cultural em SP

Apesar da especialidade são as saborosas e tenras carnes importadas da Argentina, o restaurante também tem cardápio variado que oferece opções da cozinha contemporânea  e pescados, para que o cliente tenha mais liberdade na hora da escolha.

São inúmeras entradinhas, como Mini Bruschetta, Pão com Alho e Mini Linguiças. As saladas, a gente come com os olhos antes de degustar. São pratos perfeitamente montados com diversas opções de folhas, ingredientes e molhos.

Roteiro gastronômico e cultural em SP

 

No prato principal eu super indico o Bife de Chorizo, que é um corte alto de contra-filé de sabor inimaginável e muito macio, quase que se corta sozinho, risos.

Roteiro gastronômico e cultural em SP

O Parilla possui uma adega de dar inveja, com rótulos de Portugal, Itália, Chile, Argentina, França, África do Sul, Uruguai e Espanha.  Então, aproveite para pedir uma indicação de vinho ou espumante.

A sobremesa é outro caso à parte, gente! Doce de leite vindo diretamente da Argentina, é pra fazer qualquer fitness sair da dieta sorrindo!

Roteiro gastronômico e cultural em SP

Eu sou fã do churros com doce de leite e da panqueca recheada com doce de leite e sorvete de creme.

Espero que vocês gostem deste roteiro gastronômico e cultural em SP e possam aproveitá-la ou, até indicar para algum amigo ou parente que esteja vindo à cidade.

Um beijo
Adri Amaral

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>