Cuidados Extras Com A Saúde Íntima No Verão

Cuidados extras com a saúde intima no verão

Candidíase é a vilã da saúde íntima no verão

A estação mais ensolarada do ano impulsiona as idas e vindas para praias e piscinas, eu mesma, estou voltando de 15 dias de férias em, diversas praias como Ilha Bela, Arraial e Trancoso. Mas entre um mergulho e outro é bom ficar atenta para uma vilã da região íntima masculina e feminina: a candidíase.

A doença é provocada pelo fungo Cândida Albicans, encontrado na pele, boca, órgãos genitais ou trato gastrointestinal de até 80% da população, mas não é considerada uma Doença Sexualmente Transmissível (DST). Em alguns casos, ela é associada à baixa imunidade, uso de antibióticos, anticoncepcionais, corticoides e alimentação.

A combinação da umidade das roupas íntimas com altas temperaturas é essencial para a manifestação da doença. Conversei com um renomado médico urologista, especialista na saúde do homem e fertilidade e recebi informações importantes sobre a candidíase.

“Ficar muito tempo com a sunga molhada aumenta a chance de proliferação do fungo causador da candidíase. Os sintomas aparecem na forma de coceiras na região íntima, vermelhidão, corrimentos e inchaço”, tanto nos homens como nas mulheres, alerta o urologista Dr. Guilherme Leme.

Cuidados extras com a saúde intima no verão

O diagnóstico pode ser confirmado através da raspagem de uma pequena amostra da lesão, que levada ao microscópio permite a identificação das leveduras da Candida. O tratamento na maioria das vezes é simples, com aplicação local de creme e pomada antifúngica. Mas se não for dada a atenção devida, há riscos de o fungo se espalhar pelo corpo: os olhos, o coração, sangue, rins e cérebro.

“Evitar esse problema, porém, é fácil. Na praia, ao sair da água, o mais indicado é tomar uma ducha, secar-se bem e vestir roupas limpas. É importante também, não reutilizar a toalha de banho. O mesmo cuidado deve ser feito com as crianças, pois têm as mesmas chances de riscos que os adultos”, aconselha Leme.

Bom verão pra todos com muita saúde!

 

Adriana Amaral

Cuidados extras com a saúde intima no verão

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>