Sua pele no outono também precisa de proteção.

Sua pele no outono também precisa de proteção.

Dia 20 de março o verão dá lugar ao outono e, com a chegada da nova estação, não é só o guarda-roupa que deve estar preparado para dias mais frescos.

O outono é caracterizado por uma baixa umidade do ar e pelo vento frio e temperaturas amenas. Calor pela manhã, friozinho a tarde, esse é o clima do outono. Essas condições podem influenciar diretamente a saúde da nossa pele que precisa de cuidados para não ressecar e, atenção, se sua pele já é naturalmente seca, você tende a sofrer ainda mais nesta época do ano.

A pele de quem já tem um pouquinho mais de idade também sente a diferença mais acentuadamente, especialmente a das mulheres na menopausa.

O rosto é o mais atingido por ficar mais exposto, mas isso não significa que outras áreas do corpo dispensem cuidados. Vamos as dicas:

Banho: esse tende a ficar mais quente e mais demorado, o que acelera o processo de ressecamento porque acaba com a proteção natural da pele. O ideal é entrar no chuveiro com água morna e não prolongar a ducha por mais de dez minutos.

Sabonetes: Prefira os sabonetes neutros ou os indicados para bebês e, nada de espalhar espuma pelo corpo todo, muito menos usar buchas; apenas pés, axilas e região genital precisam de sabonete.

Óleos: excelente opção para ajudar a pele a não perder sua hidratação natural, eles podem ser aliado de todos os tipos de pele, das normais, mistas e secas com atenção para quem já tem a pele oleosa… evitem o rosto!

Após o banho, deve-se começar o ritual de hidratação. “O ideal é enxugar o corpo levemente, sem esfregar a toalha, e aplicar o hidratante na pele ainda úmida. Isso vai potencializar o efeito do cosmético”, explica Carolina.

Hidratação profunda: Caso a pele já esteja com sinais de ressecamento avançado, como coceira e manchas esbranquiçadas, prefira as pomadas e cremes com textura mais grossa. A quantidade de creme deve ser suficiente para cobrir a área desejada. Se a pele ficar excessivamente melada ou grudenta, é sinal de exagero. O ideal é que a pele absorva rapidamente o produto.

Rosto com mais atenção: Os cuidados com o rosto, como já falei aqui, devem ser maior. A limpeza da face deve ser feita apenas com produtos indicados para a região e para o tipo de pele de cada um. Se a pele for seca, o melhor são as loções ou leites de limpeza. A normal já aceita sabonetes líquidos e para a oleosa, o ideal são os produtos adstringentes.

A hidratação também deve seguir a mesma regra e precisa ser feita apenas com produtos específicos. Evite o uso de cremes muito pesados para não aumentar a oleosidade. No geral, dê preferência às loções

Para retirar a maquiagem, vá de demaquilantes à base de água termal e sem álcool, que não agridem a pele já sensibilizada pelo clima do outono.

Sua pele no outono também precisa de proteção.

 

E não é porque o calor diminuiu que o protetor solar deve ir para o fundo do armário… gata. A incidência da radiação UV ainda existe e, por isso, loções com filtro de proteção devem ser aplicadas diariamente, de manhã e antes de sair para o almoço. Segundo Juliana Pádula da Ecco’s Cosméticos Ecológicos, o que muita gente ignora é a necessidade do uso do protetor solar mesmo em dias frios, nublados ou chuvosos isso por que existem dois tipos de raios solares que atingem a Terra: UVB e UVA.

Sua pele no outono também precisa de proteção.

Os raios UVB causam danos imediatos à sua pele. Esses raios são responsáveis ​​pelo bronzeamento ou queimadura da pele. Os raios UVA são aqueles que são responsáveis ​​pelo envelhecimento da pele e são capazes de nos atingir através das nuvens, poluição atmosférica ou até através do vidro. Estudos indicam que até 80 por cento dos raios UV do sol podem passar através das nuvens. Daí a necessidade de proteger sua pele também em dias sem sol, alerta Juliana.

Dr. Elton Bernardes, Farmacêutico e Bioquímico, especialista em pesquisa e desenvolvimento de produtos e Diretor Técnico da Ecco´s Cosméticos Ecológicos reforça as informações da Juliana ressaltando: Na Ecco’s oferecemos duas opções de protetor solar que podem ser usados diariamente no rosto, inclusive após procedimentos estéticos. Com fórmula exclusiva, livre de substâncias tóxicas e nocivas à pele, protegem contra radiações UVA e UVB sendo 100% fotoestáveis. Isso deve ser observado quando da escolha de uma marca de protetor solar, já que cinco grandes marcas, recentemente foram reprovadas por apresentarem uma variação superior ao permitido ANVISA, ou seja, algumas marcas protegiam 42% menos do que apresentam em seu rótulo.

Esfoliante: modere ou não faça!

A esfoliação é bem-vinda nesta época do ano, desde que um bom hidratante seja usado na sequência, já que a esfoliação retira as células mortas da camada superficial da pele e, com isso, facilitam a absorção do hidratante. Em peles extremamente desidratadas, ela pode ressecar ainda mais; se for este o seu caso, EVITE! Além disso, o intervalo entre uma esfoliação corporal e outra não deve ser menor do que 15 dias, no rosto, que tende a acumular mais oleosidade, o produto pode ser usado de duas a três vezes por semana.

Um bom outono para nossa pele!!!

Adriana Amaral

Sua pele no outono também precisa de proteção.

Nota: As duas versões de proteção dólar da Ecco’s Cosméticos Ecológicos são: ECO SUN FPS 45 para peles normais e ECO MILK SUN FPS 45 para peles oleosas, indicados para uso diário e pós-procedimentos estéticos e de medicina estética, além de serem indicados para peles muito sensíveis à queimadura solar e podem ser utilizados em gestantes.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>