Alugar ou Financiar um imóvel?

Comprar ou Alugar

Essa uma questão que muita gente tem me perguntado, eu compro ou alugo? Entro num consórcio ou compro á vista?

Bom antes de qualquer decisão financeira, precisa pensar muito bem antes de assumir aquele boleto todo mês, aliás estamos falando do seu dinheiro. Então vamos as contas!

Vou criar um exemplo que é o mais comum.

Imagine que você não tem o dinheiro para comprar á vista, pois não investiu, ou não teve tempo suficiente de trabalho para guardar, e irá financiar um apartamento de 400.000.00 na região central de São Paulo.

A menor taxa que encontrei nos bancos foi de 9% ao ano, considerando esta taxa na tabela SAC (financiamento de imóveis utiliza este método) o valor total financiado seria de incríveis 920.000,00 iniciando uma parcela de 3.994,00 em 360 meses (30 anos). Uma pessoa iria pagar quase 4 mil reais em parcela, deixaria de sair, viajar, de viver por falta de planejamento, para muitas pessoas esse valor é muito alto. Será que vale a pena assumir uma parcela desse valor?

Agora vamos alugar um apartamento de 400.000,00, o valor gira em no MÁXIMO de 2000.00, e chutando alto o aluguel, tirando a diferença da parcela do financiamento sobraria então 1.994,00. Se aplicar este valor no tesouro selic, que é um investimento com baixa rentabilidade no momento, em 12 anos teria aproximadamente 427.888,00.

Ou seja, você teria o valor do imóvel, em menos tempo e pra comprar á vista!!! Sem financiasse, iria levar 30 anos pra pagar, se alugar e investir a diferença, vai conseguir comprar em 12 anos.

Só fazer as contas…o que vale mais? Pagar 12 anos de aluguel ou pagar 30 anos e pagar mais que o dobro em juros pro banco?

Agora vamos além, digamos que você possui uma carteira de investimentos que renda 0.8% ao mês e você aplica esses 427.888,00 que estava no Tesouro Direto, vai gerar uma renda de 3.423,10 por mês, essa renda mensal permite que pague seu aluguel e o restante, aah… gasta com que quiser… Brincadeira, você REINVESTE !!!

 

Richard Takanami

Especialista em Inteligência Financeira

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados *

6 − cinco =

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>